Tijolinho por tijolinho: Mestre Gabriel e a construção da Paz

“Vá ver de perto o meu céu aqui na terra, E conhecer as criancinhas que eu adoro”

Nonô e Naná – Casa de Caboclo

Em comemoração ao aniversário de 99 anos de Mestre Gabriel, o Núcleo Lupunamanta realizou uma atividade com as crianças para falar das profissões que o Mestre exerceu durante sua vida: Enfermeiro, Seringueiro e Oleiro.


Dentre as três, escolhemos a profissão de Oleiro para realizar uma singela e bonita vivência: transformamos nossa Casa de Preparo em uma Olaria, onde as crianças puderam, usando argila e caixas de fósforos como fôrma, fazer pequenos tijolos.

O objetivo era construirmos ao final da atividade uma Casa de Caboclo, a Casa do nosso Mestre. Dissemos as crianças que o Mestre Gabriel é um Construtor da Paz no Mundo, e perguntamos: “Uma casa precisa de tijolos para ser construída. E o que precisamos para construir a Paz no Mundo?”



Algumas coisas foram ditas pelas crianças, mas a principal foi : Ser Amigos, a Amizade. Uma simples verdade, que me fez refletir: Somos todos pequenos tijolos desse Grande Oleiro, que vem com sua Mão Amiga nos formando e firmando, para que, ligados pela argamassa da Amizade, construamos juntos um mundo melhor.



E assim, nesse sentimento de alegria e amizade, pais e filhos construíram, tijolinho por tijolinho, essa simples Casinha, que todos sabemos, ser morada da Paz.



Ah! Não posso deixar de falar do depoimento de um dos pequenos depois da atividade:

“- Mãe, já sei o que quero ser quando crescer!

- O quê, minha filha? - perguntou a mãe surpresa com o ânimo da filha...

- Eu quero ser OLEIRA!”



Jonas Henrique Campedelli e Silva

CDC – N.Lupunamanta – 3ª região

Responsável Nuclear OE

223 visualizações

Posts recentes

Ver tudo