Projeto Orientação Vocacional - Vídeoaulas

Após um trabalho fruto da União de muitas pessoas, conseguimos concluir a edição das videoaulas do Workshop de Orientação Vocacional, realizado como projeto piloto em 13 e 14/07/2019, no Núcleo Castanheira, destinado a 40 jovens da 3ª Região, de 14 a 19 anos. Este projeto foi desenvolvido a pedido do Responsável pela Orientação Espiritual e contou com a Supervisão da C. Sissi Nahas.



Com a finalidade de estudar um projeto que pudesse atender aos nossos jovens em idade de escolhas importantes nas suas vidas, em direção ao futuro, foi criado um Grupo de Trabalho ainda no início deste triênio.

O workshop foi fruto do alinhamento deste Grupo de Trabalho, sob a coordenação das C. Satara Bixby (EUA) e Eunice Brito (3ª Região). Diversos profissionais fizeram parte desta construção.


As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de poderem ser replicadas no âmbito do Centro, mesmo que o núcleo não possa contar com profissionais especializados. As aulas servem de guia para qualquer pessoa que decida aplicar o método em seu núcleo.

O workshop teve como objetivos:


Despertar para o autoconhecimento e as possibilidades de fazer escolhas – profissional, pessoal, social, etc.


Auxiliar na reflexão – Quem sou? Para onde estou indo? O que preciso? Quais os recursos que preciso para fazer minha caminhada? Como escolher a profissão e o caminho do futuro?


Cada aula descreve uma atividade desenvolvida com os jovens e traz cenas do ambiente, dos jovens e materiais utilizados.


O roteiro do workshop foi alinhado para facilitar a mobilização de recursos pessoais, que auxiliem os jovens a fazer escolhas mais conscientes. Assim, o roteiro visa permitir que o jovem se perceba fazendo parte de um Todo, com sua individualidade, ao mesmo tempo que pertence a seu grupo familiar, social e espiritual, onde o movimento de um reflete no Todo e vice-versa.


As atividades são dinâmicas e vivências que possibilitam perguntas, reflexões e experiências.


Quais são os nossos talentos? Que diferença podemos fazer no mundo? Como nos reconhecemos


Alguns pontos da programação:

1. A importância da auto estima na construção de escolhas conscientes

2. Os impulsos e a força de cada momento biográfico

3. Árvore dos talentos da família

4. Valores e Escolhas

5. Mapa do Tesouro e Modelos de sucesso

6. Profissões do M. Gabriel – Identificando Habilidades e Competências

7. Habilidades para o Futuro

8. Tipos de carreira e profissões

9. Como criar realidades positivas

10. Mentoria e Círculo de Suporte na direção do Futuro.

11. Visão de Futuro e Linha do Tempo


Com este projeto, a OE cumpre com um importante objetivo, de oferecer às equipes nucleares material para levar a nossos jovens benefícios práticos para desenvolver as virtudes intelectuais, parte importante da missão do Centro. Grata a todos os colaboradores!


O acesso ao conteúdo das videoaulas será dado aos Responsáveis Nucleares através dos Regionais pela rede da OE.



Eunice Brito

CDC Núcleo Castanheira - 3 região

GT Orientação Vocacional

580 visualizações

Posts recentes

Ver tudo